Cartaxo revela desejo íntimo: PT sem prévias

Tem coisas que guardamos no mais íntimo de nosso coração. São vontades, sonhos, pensamentos. Quando eles são muito fortes escapam pela boca. Sem hesitar, o deputado estadual Luciano Cartaxo, em entrevista a BandNews João Pessoa (101.1 FM), soltou um deles. Levantou e defendeu a possibilidade de não haver prévias dentro do PT para definir quem será o candidato do partido à prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano. Segundo ele, além do mecanismo das prévias, o PT poderia optar para que a decisão venha da Direção Nacional. “Essa é uma discussão possível”, disse.

E esse é um sonho do ex-prefeito que disputa com a deputada Cida Ramos o cargo de candidato a prefeito do PT. Cartaxo é, como já dissemos, um dos nomes mais competitivos nesta disputa contra o prefeito Cícero Lucena (PP), que tenta a reeleição. Mas para chegar à disputa principal tem que passar pelo pré-carnaval partidário. E, neste teste, o ex-deputado tem mais dificuldade. Porque criou muito mais abismos do que pontes com a legenda. Não só porque se desfilou na época da Lava Jato, mas porque é acusado de usar a estrela do PT apenas para si mesmo e não para a “companheirada”.

Para completar, Cartaxo intensificou essa imagem ao entrar no debate frontal com Cida, desconsiderando e até criticando a tese de que ela pode ser escolhida no lugar dele. Ou seja, quando se pediu que ele fosse o mais humilde e habilidoso possível, agiu com o Cartaxo da coletiva de anúncio de desfiliação.

Por isso, aposta em outro mecanismo que não o das prévias, que devem ocorrer no mais distante em abril. O mecanismo pouco democrático da decisão da Nacional, talvez do próprio Lula. Aliás, Cartaxo esteve em Brasília na semana passada buscando apoios neste sentido.

O pesadelo que pode atrapalhar o sonho do deputado é que este mecanismo da decisão de cima pra baixo também pode não ser completamente favorável. Fora do PT, há quem pense igual a Cartaxo e defenda decisão da Nacional. Mas para levar o PT para Cícero.

 

 

Leia Mais

Pedro revela desejo de nova disputa ao governo e rejeita…

Decisão do PT Nacional em suspender prévias de JP tem…

Bolsonaro, Queiroga e Queiroz terão encontro para discutir chapa em…

A crise que pode implodir o PSB da Paraíba (mais…

Cartaxo revela desejo íntimo: PT sem prévias