Quando se está diante daquilo que se gosta muito de fazer, todos os sentidos convergem numa mesma direção. É quando o supérfluo, o banal e o comum perdem a razão de existir, e somente o elemento em questão realmente importa. Não é um apenas um plano. Uma meta. É um impulso infrene, que arrasta tudo o que vê pela frente e, invariavelmente, só encontra sentido na continuidade da realização.
É mais ou menos assim que o Sistema Arapuan se comporta diante de cada eleição. Reconhecido como responsável pela maior e melhor cobertura das eleições na Paraíba, o Sistema Arapuan, com todo o seu conglomerado de veículos de comunicação, literalmente se joga no acompanhamento das disputas políticas a fim levar ao eleitor tudo o que ele, consciente e inconscientemente, precisa saber para se tornar efetivamente um cidadão em pleno exercício de seus direitos.
Um arrebatamento que conduz toda uma equipe de profissionais a respirar diariamente oxigênio eleitoral até poder soltar todo o ar dos pulmões na divulgação do último voto apurado na Paraíba, ganhando fôlego para proclamar para todo o Estado o nome dos eleitos.
Este ano, mais uma vez, a Arapuan montou um roteiro de cobertura que começou nesta segunda-feira com a transformação do Frente a Frente, da TV Arapuan, na central das eleições, estreando com quatro jornalistas que deram uma pausa no exercício da função para disputar as eleições. Emerson Machado, Fernanda Albuquerque, Heron Cid e Pamela Bório, profissionais de posturas e histórias diferentes, discutiram por mais de uma hora porque não conseguiram ficar silentes, assim como outros comunicadores que vão participar da eleição, ante o chamado da política.
E vai ser assim até o dia 2 de outubro. Um roteiro que já aponta para o primeiro debate da Paraíba entre os candidatos ao governo, previsto para o dia 8 de agosto. E que segue ainda com debates entre os candidatos ao governo e ao Senado no rádio e na TV. Além de rodada de entrevistas, pesquisas eleitorais e programas específicos de análise sobre todos os movimentos do processo eleitoral em curso.
Afinal, profissionais de comunicação da Arapuan também receberam um chamado. Não para disputar as eleições. Mas para fazer delas a principal razão de suas pautas.