Quem gostou da pesquisa da CNN/Real Big Data?

Pesquisa eleitoral na pré campanha é igual a pista de carrinho bate bate.  Na prática, ninguém ganha nem perde, mas todo mundo procura um lance para comemorar. Essa da Real Big Data divulgada nesta quinta, 25, pela CNN, sobre a disputa pelo governo na Paraíba, trouxe, ao menos, um dado bom para cada um dos pretendentes. Até para a ex-deputada Estela Bezerra, do PT, que nem candidata é, mas apareceu com 6% da intenção dos votos, na frente do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, que há meses coloca seu nome para avaliação.

Alguém pode dizer que ele próprio não teria razão para ficar feliz com essa pesquisa, uam vez que aparece em último lugar com apenas 5%. Mas Galdino, se quiser, pode celebrar o fato de apresentar baixa rejeição, sendo, ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, um dos menos rejeitados.

Aliás, este já é um dos melhores dados para o vice-governador. Com a menor rejeição, Lucas Ribeiro ainda pode agradecer pelo fato de ter aparecido em segundo lugar na disputa, conforme demonstrou os dois cenários estimulados, tendo num deles 17 pontos percentuais, quando se apontava que ele ainda estava na casa do um dígito. Em apenas duas semanas de pré campanha, contadas após o rompimento de Cícero, o vice-governador, pela pesquisa, já pega para si a ficha de candidato pra segundo turno.

Liderando os dois cenários, o prefeito Cícero Lucena não tem como achar ruim a tal “fotografia” do momento. Apesar de apresentar a maior rejeição entre todos os candidatos, Cícero parte com uma média de 30 pontos. O que dá a ele a possibilidade de barganhar apoios sustentando pela perspectiva de poder. Especificamente, conquistar a adesão dos Cunha Lima ao seu projeto, aumentando de João Pessoa para Campina grande sua área de atuação eleitoral.

Terceiro lugar nos dois cenários, o senador Efraim Filho também tem o que comemorar nesta pesquisa. Está no jogo e já aparece à frente do ex-deputado Pedro Cunha Lima, que obteve mais de um milhão de votos na eleição passada para governador, mas que apareceu em quarto lugar com módicos 10%, demonstrando que, na oposição, foi engolido por Cícero e está sendo engolido por Efraim. E pode derreter ainda mais se não matar logo essa tese de que o grupo vai lançar o vice na chapa de alguém.

A propósito, sobre o desempenho de Pedro na pesquisa, me esforcei, mas confesso que não consegui encontrar algo que ele pudesse comemorar.

Você teria uma opção para ele ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais

Quem gostou da pesquisa da CNN/Real Big Data?

Carlos Lupi se reúne com João Azevedo nesta quinta; saiba…

Cícero é orientado a telefonar para Cida; descubra o conteúdo…

Cida reage em nota à fala de Galdino: “Não entende…

Galdino sobre filiação ao PT: “Quem manda é Lula, esse…