É raro usar duas vezes o mesmo método da política para se conseguir o que realmente se deseja. Mas pode acontecer. E é o que parece que vai acontecer na discussão sobre preenchimento da segunda vaga que o Tribunal de Contas do Estado vai abrir para mais uma indicação da Assembleia Legislativa da Paraíba, movimento previsto para outubro próximo.
O presidente da Casa, Adriano Galdino, disse publicamente em entrevista à TV Arapuan que, novamente, seu compromisso é com o deputado Tião Gomes, o mesmo que também gozava dessa prerrogativa no início do ano, mas acabou assinando indicação em favor da atual conselheira Alanna Galdino.
Hoje, também em entrevista ao Sistema Arapuan, o deputado Felipe Leitão, braço direito de Galdino, repetiu a mesma coisa. Tião é a bola da vez para a vaga que será aberta com a aposentadoria do conselheiro Fernando Catão. Há quem realmente acredite nisso?
Tião era a bola da vez na vaga anterior. Galdino também declarou seu completo compromisso com Tião. E o que acabou acontecendo todo mundo já sabe. E, se sabe, não tem como perguntar: O que é que mudou da primeira para segunda vaga que vai permitir que Tião agora entre no TCE?
Tornemos mais direta a indagação: O que é faz de Tião apto para ser indicado para esta segunda vaga que não o permitiu dele ser indicado para a anterior?
Convenhamos, a versão de que “Tião desistiu” por livre e espontânea vontade é mais falsa do que um bebê reborn.
Toda a Paraíba sabe que não havia clima, ou melhor, havia era um mundo de recados vindo de todos os lugares do planeta sobre a impossibilidade do nome de Tião passar. Essa é a verdade. E, em cima dela, Galdino, corretamente, buscou resolver o assunto ao seu jeito. E resolveu. Sem trair, Tião, inclusive, que foi fritado em plena Praça dos Três Poderes, e acabou se conformando com o prêmio de consolação.
Agora, mais uma vaga, de novo o mesmo discurso. Tião é o nome. É mesmo? O próprio Tião acredita nisso? Ele diferente hoje do Tião do começo do ano ? Só uma coisa é nova. A Assembleia e, especialmente, o próprio Galdino demonstraram que tem força de colocar quem quiserem dentro do Tribunal, inclusive Tião.
No entanto, posso estar completamente errado, mas a novela tem tudo para ser um remake, sob o seguinte roteiro: Tião é o nome. O nome “não será aceito”. E aí será necessário buscar outra alternativa, cuja a identidade será a única surpresa da narrativa.
Pronto, eis a crônica da indicação anunciada. Chamem de spoiler, do que quiserem.
Mas já tenho tempo demais de cinema para acreditar em outro final.
Uma resposta
A filha de Tião!!! Melhor nome pro TCE