Com toda a sua potência em matéria prima, turismo, serviços, fontes de energia renovável, tecnologia, entre outros, o Nordeste não precisaria mais de defesa. Não precisaria se o Brasil ainda não produzisse figuras como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que continua reberverando um discurso caduco, ultrapassado, discriminatório de que o Sul/Sudeste carregam o Nordeste nas costas.
Mas os Zemas existem e, além de repúdio, eles precisam de um Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, como mordida de cachorro requer vacina anti-rábica.
Mesmo num espaço mais segmentado, como a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, numa sessão ordinária, o discurso que Galdino fez nesta quarta, 3, rebatendo a insistência no governador de Minas em dizer que “chega de sustentar quem precisa por tempo indeterminado” tem o poder de servir de centelha para uma fogueira que deveria crescer para iluminar a cegueira de alguns pensamentos discriminatórios e desvinculados da realidade.
Deveria ser reproduzido nas escolas, e especialmente incorporado por nossos líderes políticos. Como os governadores do Consórcio Nordeste, por exemplo.
Não se trata de ser contra o Sul/Sudeste. Apenas de mostrar, como fez Galdino, que os maiores financiamentos, os maiores projetos, as maiores isenções, o maior número de inscritos no Bolsa Família, estão todos nos estados do Sul e do Sudeste, obrigando o Nordeste a lutar para que a fatia do bolo fermentado em Brasília que recebe seja mais condizente com o potencial dos estados nordestinos.
Aliás, uma luta que independe da existência dos Zemas. Uma luta pela reparação histórica das desigualdades de atenção com o Nordeste, que cresceu e vem se desenvolvendo mais do que outras regiões brasileiros ao longo dos últimos anos, como mostra seu PIB registrado com índices acima da média nacional.
Uma luta que Galdino acerta em fazer mesmo que pareça estar falando inglês na terra do oxente.
Recomendo, portanto, que cada governador , empresário, turista, artista ou profissional nordestino possa levar um pequena dose de Galdino para todas as vezes que precisar engolir um Zema por aí.