Psiu. Falar bem baixinho porque esse é um assunto que ninguém pode ouvir muito. É sobre a possibilidade de Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa, rejeitar a candidatura de Lucas Ribeiro (PP) a governador da Paraíba, caso ele assuma o mandato com a saída de João Azevedo (PSB).
Feche os olhos. Respire. E reflita bem devagar. Isso cheira a quê?
Em 2020, Cícero foi atraído ao PP para ser candidato ao prefeito de João Pessoa. Com essa base partidária, e costura de apoios políticos, foi eleito convincentemente. Em 2024, todo o PP, leia-se toda a família Ribeiro, nem piscou os olhos em reafirmar a candidatura de Cícero à reeleição para prefeitura.
Não houve discussão sobre o tema. Não houve reunião prévia para discutir nomes. Se Cícero estava ruim ou bom, nem mesmo quando houve problemas intensos na campanha. Cícero foi o candidato natural à reeleição.
Neste caso, temos um momento em que Lucas Ribeiro espera o mesmo de Cícero. Ou seja, virando governador, gostaria de ter do aliado a mesma reciprocidade “natural”.
Se fosse um cenário com João Azevedo permanecendo no governo para escolher o candidato, aí caberia Cícero completamente. Aliás, nem candidato os Ribeiro teriam para disputar o governo. Mas num cenário de um governador do seu partido assentado na cadeira, não me venha falar que é natural que ele queira confrontá-lo.
Sei que não é fácil para Cícero Lucena, mais uma vez, ter que se adequar às circunstâncias do momento e abrir mão de uma candidatura ao governo, como já fez outras vezes, ou, melhor, como o obrigaram a fazer. Está num bom momento, tem amplitude estadual e tem um vice em que pode confiar. E, além disso, está na idade limite para tal.
Mas se formos fazer à análise fria – fria é o mesmo que sem paixão – vê-se um movimento pouco leal de sua parte para com o PP e os Ribeiro.
Como disse, claro que ninguém vai dizer isso alto. Porque é assunto que não se trata. Mas sabemos que é.
E que fica mais evidente vindo de Cícero que tem, de fato, em seu histórico, uma vida toda de lealdade política para seus aliados.