Calendário Eleitoral 2020: Datas definidas, candidatos indefinidos

O Tribunal Superior Eleitoral fechou o ano com todas as resoluções para as eleições de 2020 devidamente definidas e aprovadas. Especialmente a que trata do calendário deste novo ano que se inicia. O dia 4 de outubro marcará o primeiro turno das eleições. Antes disso, prazos para inscrição em domicílio eleitoral, troca de partido, convenções, início da campanha, entre outros, estão todos definidos.

A definição do calendário contrasta com a indefinição do cenário eleitoral e dos nomes que vão disputar o processo nas grandes cidades da Paraíba. Especialmente, em João Pessoa. Onde as dúvidas são muitas e torna-se impossível fazer uma análise sem recorrer ao chute.

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) entra o ano sem candidato escolhido. Ao menos, não anunciado. Não poderá mais, inclusive, dar a resposta que tem dado até então. “Eleição só em 2020”, é o mantra do prefeito. Pois bem. Chegamos em 2020.

Indefinição com Cartaxo, indefinição no grupo do PSB do ex-governador Ricardo Coutinho, uma vez que qualquer decisão não pode deixar de levar em conta o resultado do trabalho da Operação Calvário.

A indefinição política e partidária do governador João Azevedo, pós racha no PSB, também é outra incógnita. Impossível identificar qual será o candidato do governador. Se é que ele vai mesmo ter um para chamar de seu.
Outro que rodeia o processo, mas não entrou oficialmente no salão é o ex-senador Cícero Lucena, do PSDB.

Além da indefinição desses nomes, os muitos que se colocaram no processo por conta própria ou não tem apoio definido das legendas, vide os casos de pretensos candidatos por parte do DEM, PTB, PSDB, ou ainda precisa definir a legenda pela qual estarão disputando, como é o caso do apresentador Nilvan Ferreira, que tem se movimentado neste sentido.

O fato é que o ano é eleitoral. O TSE já fez sua parte. A política é que precisará compreender que chegou o tempo de decidir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *