Antes que Aconteça: Daniella Ribeiro, a “dama de ferro” do combate à violência contra mulher

Não é raro no mundo da política a foto de uma reunião ser composta por um grupo imenso só de homens. Neste cenário masculinizado, a senadora paraibana, Daniella Ribeiro (PSD), há anos tem ajudado a quebrar a regra. E mesmo que a foto ainda seja majoritariamente “masculina” lá está ela disputando os espaços e inserindo, seja o olhar da mulher sobre algum tema nacional ou o anseio paraibano diante das necessidades da Paraíba. Foi uma reunião como esta que foi destaque na imprensa nacional.

A coluna do Estadão, edição desta segunda, 17, do Jornal Estado de São Paulo, destacou o encontro do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (UB) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tendo Daniella Ribeiro, primeira-secretaria do Senado, a única entre os presentes que não respondia por liderança de partido. O próprio Davi classificou no dia da posse da Mesa Diretora a senadora paraibana de ‘a dama de ferro’ do Senado, numa alusão a ex-primeira-ministra britânica, Margareth Teatcher, algo que a coluna fez questão de mencionar se referindo ao fato de Daniella cuidar atualmente da parte administrativa do Senado e ter sido a primeira mulher a assumir o cargo na história do Senado.

No entanto, não é apenas o esforço de quebrar o cenário masculino que merece destaque. Mas a capacidade de se mudar realidades sociais que, efetivamente, são passíveis de reconhecimento. Neste sentido, a senadora Daniella Ribeiro ganha notoriedade com o projeto Antes que Aconteça, cuja parceria com a prefeitura de João Pessoa nesta segunda vai inseri-lo no pré carnaval da capital a fim de popularizá-lo na Paraíba, em que pese já ter sido divulgado em jogos no Almeidão na camisa do Botafogo e até na camisa do Flamengo em jogo nacional.

O projeto começou quando Daniella Ribeiro presidia a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Ele consiste em ampliação dos recursos no Orçamento da União para projetos de prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher. Já rendeu frutos com a alocação de recursos para abertura de diversas salas lilás nas delegacias, espaços reservados para atendimento especial da mulher vítima de violência, em diversos municípios do Brasil, incluindo Paraíba, dentre outras ações.

O Antes que Aconteça é uma política pública que deve virar projeto de Estado para permanecer por anos, consolidando a necessidade de se colocar dinheiro para uma área onde se tem muito debate e pouca estrutura, e que, infelizmente, ainda é causa de sofrimento para muitas mulheres e famílias no Brasil. Primeira-secretária do Senado Federal, Daniella pode até ser a única mulher ou uma das poucas em reuniões políticas importantes, mas ela não está sozinha nesta luta.

A ascensão do Antes que Aconteça faz dela a “dama de ferro” do combate à violência contra mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais

PSB inicia ciclo de renovação das direções com velho desafio…

Hervázio e Walber, a coragem de dizer não

Caso do ISEA: Veneziano, Pedro e Romero não vão prestar…

Sobre como Panta virou a Rainha da Inglaterra na Representação…

Diga o que quiser de Queiroga, mas não que ele…