Walter Santos vai concorrer à cadeira de Aranha na Academia Paraibana de Letras

Foi Alan Barth, do Washington Post, que cravou a frase “o jornalismo é o primeiro rascunho da história”. Neste sentido, tem-se no jornalista paraibano, Walter Santos, nascido e criado no bairro da Torre, em João Pessoa, um autor copioso de esboços sobre a história paraibana, seja na cultura, na política ou na sociedade.

E é este Walter Santos que estará nesta quarta-feira, 12, apresentando sua candidatura na Academia Paraibana de Letras, na cadeira deixada pelo imortal, e também produtivo jornalista, Carlos Aranha.

A APL tem, naturalmente, suas regras e dinâmicas próprias de escolha e seleção de seus imortais. Mas, como um simples mortal, não tenho como não registrar uma torcida de que seu nome, sua história e sua contribuição para as letras do nosso estado sejam reconhecidos.

Walter Santos não apenas transitou nos principais veículos de comunicação. Ele militou em cada lugar que passou pela cultura da Paraíba. Ele não apenas bateu ponto em redações. Ele foi vanguardista na atuação do jornalismo online na Paraíba, abrindo um portal quando todo mundo achava que ler notícias na internet era o mesmo que tentar pegar no braço de um fantasma. Escrevendo, inclusive, um rascunho daquilo que o futuro, poucos anos depois, iria confirmar. Ele não apenas foi ousado em inovar, foi também corajoso em expandir sua produção para além das divisas da Paraíba, abrindo a Revista Nordeste com indiscutível qualidade editorial.

Não há como nos apropriarmos dos sentimentos dos mortos, mas tenho, literariamente falando, uma sensação de que o próprio Carlos Aranha sentiria que a sua cadeira na Academia estaria bem representada na presença de outro “historiador de atualidades”.

Respostas de 2

  1. É notável o pioneirismo do amigo e colega comunicador Walter Santos nas redações dos principais jornais impressos da Paraíba , Secretário de Comunicação Governamental , API – Associação Paraibana de Imprensa , precursor das Mídias Sociais a frente do grupo WSCOM.COM e REVISTA NORDESTE NACIONAL X INTERNACIONAL desde o bairro da Torre aos continentes europeu , africano , asiático , etc . Lembro perfeitamente da eleição do amigo colega Carlos Aranha ( em memória) ,quando concorreu a IMORTALIDADE e as mudanças na votação para ocupar cargo de IMORTAL nas Academias Brasileiras de Letras de um modo geral além Paraíba , Bahia , Rio de Janeiro , Minas Gerais influência de literatos astros na música popular brasileira , jornalistas e outros setores culturais. Meu voto é seu Waltinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais

PSB inicia ciclo de renovação das direções com velho desafio…

Hervázio e Walber, a coragem de dizer não

Caso do ISEA: Veneziano, Pedro e Romero não vão prestar…

Sobre como Panta virou a Rainha da Inglaterra na Representação…

Diga o que quiser de Queiroga, mas não que ele…