Considerado uma supermáquina, o computador quântico é um tipo de computador que utiliza os princípios da mecânica quântica para realizar cálculos e operações. Tem capacidade infinitamente maior de processar informações simultaneamente em menor tempo. Como consegue simular sistemas complexos acima da capacidade dos computadores comuns, atuando em criptografias e reações químicas, é um tesouro para medicina, segurança das instituições financeiras, geração de energia, entre outros.
São raros no mundo. Mas a Paraíba deverá ter logo dois deles. E quem está trazendo é o Governo do Estado, conforme revelou o governador João Azevedo, que já pretende iniciar as etapas de seu processo de instalação brevemente. Será um de 20 qubits (Quantum bits), unidade de informação do computador quântico. E outro de 100 qubits ! Para quem entende do assunto, um dos passos mais ousados e transformadores no avanço tecnológico da Paraíba, colocando o estado na lista dos estados mais “equipados” do Brasil. E que já chama atenção de grandes empresas que querem utilizar de seus serviços.
Engenheiro e professor do Instituto Federal da Paraíba, João Azevedo, um apaixonado por tecnologia, vem marcando sua passagem pelo governo com avanços significativos na área de inovação. Além dos computadores quânticos, que são fruto da imersão do governo em viagens para China, a breve chegada do telescópio Bingo, na cidade de Aguiar, um dos maiores do mundo, com a instalação do complexo ciência no local, é outro marco da atual gestão.
Quem é do ramo considera estes passos na área maiores do que qualquer ponte ou hospital até agora construídos até agora.
Aplicações principais do Computador Quântico :
- Criação de materiais e medicamentos:
Simular reações químicas e analisar compostos para criar novos materiais (como o grafeno) e medicamentos mais eficazes.
- Otimização:
Resolver problemas complexos de otimização, como calcular as rotas de voo mais eficientes para aeronaves ou otimizar o fluxo de tráfego em cidades.
- Inteligência Artificial (IA):
Acelerar o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina e IA.
- Segurança:
Quebrar a criptografia atual (como a baseada em fatoração de números grandes) e desenvolver novos métodos de criptografia quântica, tornando a transmissão de dados mais segura.
- Simulações científicas:
Realizar simulações científicas complexas, como as relacionadas a mudanças climáticas.