PT Nacional discute quadro da Paraíba em pleno São João e joga na fogueira toda tese que atrapalhe apoio a Lula

No dia mais nordestino do ano, sete dirigentes que formam o Grupo de Trabalho Eleitoral da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores reservaram a agenda para ouvir o partido na Paraíba e discutir o quadro do estado com vistas às eleições de 2022. Muitas linhas foram discutidas, todos os lados ouvidos, nenhuma decisão específica (ainda) tomada. À exceção de uma que parece ter ficado claro para todos os participantes, entre eles dirigentes do PT na Paraíba, o ex-deputado federal Padre Luiz Couto e o deputado estadual Anísio Maia: a prioridade da legenda é a eleição presidencial e, por conta disso, o PT não deve fazer movimento algum que impeça a conquista de apoios para a candidatura de Lula.

Embarcando nesta tese, o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macedo, foi o primeiro paraibano a falar. E sem muito “arrodeio” foi logo defendendo que se João Azevedo apoiar Lula no primeiro turno o partido deve fechar com a reeleição do governador na Paraíba. Até Anísio concordou e teria dito ao final da fala do conterrâneo: “Faz tempo que não concordo com uma fala de Jackson”. Neste ponto, a voz destoante foi do Padre Luiz Couto, que defendeu afastamento do Governo João.

Houve concordância de que esse apoio a João deixaria o PT sem opção ao Senado. Mas o sacrifício seria em nome da prioridade maior. Anísio chegou a defender candidatura avulsa ao Senado, mesmo apoiando João. Mas, para isso, o governador teria que ser uma mãe e permitir abrir do tempo de TV do PT, coisa pouco provável.

Na reunião, abertamente, não se tratou do ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB. Que esta semana esteve lá com Gleise Hoffman, presidente nacional do partido, fazendo uma visita de cortesia, confirmando suas pretensões de disputar o Senado em 2022 e esperando o apoio do PT. Além dele, de acordo com informações de bastidores, o ex-prefeito Luciano Cartaxo e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro já procuraram a direção nacional do PT para discutir sobre as eleições do próximo ano.

O PT está de portas abertas. Desde que a conversa ajude a fortalecer as chamas da fogueira presidencial.

 

 

 

Leia Mais

Galdino faz festa de casamento pra majoritário algum botar defeito

Postagens de Romero relembrando ações em CG aumentam especulações sobre…

Vice de Bolsonaro em 2022, general Braga Netto faz evento…

Mersinho confirma indicação de Lauremília, mas descarta disputar PDT com…

O Padre Zé é maior que o Padre Egídio