Preferia não saber sobre os dados da violência do trânsito na Paraíba

A Paraíba é o quinto estado do Brasil com o maior número de acidentes de trânsito. E o segundo do Nordeste, perdendo apenas para Pernambuco. Parece mentira. Mas o Detran da Paraíba garante que não é e que estes dados estão disponíveis no Anuário de Sinistro e Letalidade no Trânsito da Paraíba. Somente em 2024, foram quase 900 mortes na Paraíba, sendo 80% resultado de acidentes envolvendo motociclistas. O desrespeito ao limite de velocidade lidera o ranking das causas.

Estes dados, além de quase inacreditáveis, são alarmantes. Estamos numa guerra e não nos avisaram. E supõem ações urgentes. Mas, primeiro, é preciso que essa realidade seja absorvida. Porque se o que os olhos não veem o coração não sente, a cabeça, por consequência, não age.

Saber que eles refletem a realidade da violência em nosso trânsito é o primeiro passo para que possamos ser impulsionados para mudança. Seja na fiscalização mais rigorosa por parte das autoridades, seja na conscientização da própria sociedade que é preciso colocar, literalmente, o pé no freio desse comportamento.

Pensando nisso, a Câmara Municipal de João Pessoa, em pleno Maio Amarelo, preparou nesta quarta, 14, uma programação educativa expondo, em pontos de maior movimento da cidade, veículos – carros e motos – danificados numa simulação de acidentes para fisgar atenção de curiosos como nós. Fisgados, recebemos as informações sobre a assustadora realidade do nosso trânsito, primeiro passo para tomar consciência da necessidade de mudança de rota.

Aliás, a própria Câmara, com essa ação, sinaliza desejo de mudar a rota para priorizar discussões sobre temas que realmente importam ao nosso cotidiano, deixando na margem da pista o infrutífero debate sobre a polarização Lula versus Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais

Pixbet atrasa pagamentos e Flamengo paquera com outras bets

João Azevedo troca mensagens com Cícero e pede que Escritório…

Ufa! Convidado para mesmo evento em Isarel, Jacskon recusou agenda…

Drama de Cícero em Israel revela como é viver sob…

Mersinho assopra e Cícero morde abrindo mais uma Faixa de…