PEC da Segunda Instância racha bancada federal da Paraíba; veja quem vota contra

A bancada federal da Paraíba está literalmente rachada quanto à votação da Proposta de Emenda Constitucional que quer garantir regra constitucional assegurando sentença condenatória de prisão a partir de decisões colegiadas de segunda instância.

Metade dos deputados federais paraibanos são a favor da proposta. A outra metade critica anuncia que votará contra. A PEC saiu da gaveta após o Supremo Tribunal Federal reafirmar que o texto constitucional atual proíbe prisão em segunda instância, exigindo esgotamento total de recursos.

O levantamento do blog, que recebeu resposta de dez dos 12 deputados federais, mostra que votarão a favor da matéria os deputados Efraim Filho (DEM), Edna Henriques (PSDB), Julian Lemos (PSL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Ruy Carneiro (PSDB). Basicamente, eles sustentam a tese de que o modelo já é adotado em outros países e que a lentidão para se esgotar todas as instâncias é um estímulo à impunidade.

Anunciaram que irão votar contra a matéria os deputados Damião Feliciano (PDT), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Mota (PRB) e Wilson Santiago (PTB). “Trata-se de cláusula pétrea, não pode ser alterada senão diante de uma nova constituinte”, resumiu Santiago, reproduzindo um argumento principal dos que são contra, somados à tese de que a presunção da inocência deve ser respeitada e que a prisão em segunda instância é vulnerável à injustiças.
Apenas os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Welington Roberto (PR) não quiseram responder sobre o tema.

Leia Mais

Galdino faz festa de casamento pra majoritário algum botar defeito

Postagens de Romero relembrando ações em CG aumentam especulações sobre…

Vice de Bolsonaro em 2022, general Braga Netto faz evento…

Mersinho confirma indicação de Lauremília, mas descarta disputar PDT com…

O Padre Zé é maior que o Padre Egídio