Paraíba deverá ter mais um ministro no STJ e ele sairá do Tribunal de Justiça

Siga até o final deste pequeno texto para descobrir quem será. Já que se trata de uma jornada até que mais um paraibano ocupe o espaço de ministro no Superior Tribunal de Justiça. Composta por 33 ministros, o STJ possui atualmente apenas um ministro nascido na Paraíba, o atual presidente do órgão, o ministro Herman Benjamim, natural de Catolé do Rocha.

Acontece que no ano de 2026 se abrirá uma vaga para indicação de um desembargador dentre os que integram os tribunais de justiça de todos os estados brasileiros. Os ministros em atividade escolhem dentre os nomes que forem inscritos. E o nome que está mais cotado é de um desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, numa construção que vai se fortalecendo para ser consenso.

O nome dele é Oswaldo Trigueiro, desembargador na Paraíba pelo Quinto Constitucional. Oriundo do Ministério Público do Estado, o desembargador Oswaldo tomou posse no Tribunal de Justiça da Paraíba em 2013. O detalhe é que sua eventual ascensão ao STJ abrirá mais uma vaga de desembargador na Paraíba, obrigatoriamente a ser preenchida por indicação do Ministério Público do Estado.

 

P>S: Antes que alguém diga que esqueci de mencionar o ministro Francisco Falcão, que tem família na Paraíba, estado onde transita regularmente, informo que ele nasceu em Recife, Pernambuco.

Leia Mais

Governador da PB diz que esquerda precisa parar de `demonizar`…

João se declara pra Lucas: “Tenho total confiança e se…

2 x 1: Federação pode arrastar Efraim para dentro da…

Tá na mesa o Programa “João 25/26”

Cícero vai confirmar Luís Ferreira na Saúde; saiba motivo da…