O Pacotão do Guedes e a Teoria da Relatividade

Sempre que Albert Einstein lançava um “pacote” de suas intrincadas teorias a imprensa internacional que cobria os lançamentos voltava para as redações e escreviam textos sob manchetes que diziam “Eistein lança mais um número de teorias que ninguém entende”. Tudo em função da complexidade e do volume de informações que o físico apresentava e que somente algumas poucas mentes privilegiadas conseguiam alcançar.

O “pacotão” do Guedes apresentado ontem no Congresso Nacional faz lembrar os anúncios de Einstein. Neste caso, menos pela complexidade das medidas, e sim pelo volume delas. Algo que, segundo especialistas, deve retardar sua compreensão, convergência e aprovação no Congresso, em que pese fazer parte do processo de retomada da confiança na estabilidade administrativa, fiscal, política e econômica do Brasil. O pacote apresentado ontem apresenta um balaio de coisas boas e ruins.

De medidas necessárias e outras mais radicais. De descentralizações e ao mesmo tempo de autoritarismo. Impossível alguém provar que ele é totalmente bom nem muito menos dizer que ele é totalmente ruim. Para os estados e municípios, por exemplo, supõe alguns avanços.

Como, por exemplo, a descentralização dos recursos do pré-sal, o freio em decisões judiciais cirando despesas e garantia do repasse integral do salário-educação para os estados. Em contrapartida, o fim da União como fiadora em empréstimos, a reavaliação rigorosas de benefícios fiscais concedidos e a autorização de para redução de 25% do salários dos servidores quando da decretação de emergência fiscal são cascas de bananas que assustam. Com o pacotão, o Governo Federal consegue cumprir sim em alguns itens do “Menos Brasília e mais Brasil” ao tempo que também acrescenta o “Menos Brasil e mais Brasília”.

Secretários de Estado tiveram ontem dificuldade em se posicionar claramente sobre os projetos. Governadores e prefeitos, congressistas e população, devem se debruçar sobre o tema como quem estuda física. Tudo é relativo.

Leia Mais

Galdino faz festa de casamento pra majoritário algum botar defeito

Postagens de Romero relembrando ações em CG aumentam especulações sobre…

Vice de Bolsonaro em 2022, general Braga Netto faz evento…

Mersinho confirma indicação de Lauremília, mas descarta disputar PDT com…

O Padre Zé é maior que o Padre Egídio