Efeito Zarinha: Constituição da Paraíba passa por correção geral

Elaborada em 1989, a Constituição do Estado da Paraíba passou por uma revisão geral para adequar-se às modernas regras da Língua Portuguesa e corrigir erros da técnica legislativa.

São centenas de correções, entre ortografia, pontuação, acentuação, sintaxe e ainda ausência de palavras e indicações equivocadas de artigos.

Todas as mudanças são fruto de intenso trabalho dos servidores da Casa e estão numa Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo deputado Ricardo Barbosa. Ela já passou pela Comissão Especial e segue em tramitação na Assembleia.

Entre as mudanças, a retirada dos acentos agudos em palavras como “Assembleia”. Além disso, a trintona Constituição da Paraíba apresentava ainda palavras como “Juíz” e “turismo” com acento agudo.

E acréscimo de crases onde não havia, como na expressão “sem direito a indenização”, do artigo 35, §2. Há também correções de palavras como “êxido” por “êxodo” e a retirada do falecido hífen de palavras como “micro-empresa” para “microempresa”.

Há correção na sintaxe também, retirando a vírgula que separava sujeito de predicado como os casos de “Municípios, far-se-ão” que passa a ficar “Municípios far-se-ão”.

Havia erros ainda mais gritantes como o “Estado, visará”. E crases onde não deveriam existir como o caso de “obrigadas à prestar”. E na questão de regência verbal do caso “obedecidos os” para “obedecidos aos” no artigo 145, inciso I, alínea d.

A expressão “todo poder” no artigo 2º, VII, que significaria “qualquer poder” passa a ser escrito como “todo o poder”, que significa “o poder inteiro”.

Foram encontrados erros também que desvirtuavam o sentido do artigo como a presença da palavra “instituir” no lugar de “instruir”, do artigo 131, parágrafo único, alínea C.

Entre tantos outros.

São tantas as mudanças que é possível fazer uma prova inteira do Enem somente com questões sobre a Constituição da Paraíba.

Leia Mais

Galdino faz festa de casamento pra majoritário algum botar defeito

Postagens de Romero relembrando ações em CG aumentam especulações sobre…

Vice de Bolsonaro em 2022, general Braga Netto faz evento…

Mersinho confirma indicação de Lauremília, mas descarta disputar PDT com…

O Padre Zé é maior que o Padre Egídio