João Pessoa possui paisagens de cinema. E isso não é um anúncio turístico. É uma informação literal. A capital paraibana está sendo cenário para a filmagem de um longametragem de comédia e ação rodado integralmente na região metropolitana.
Trata-se do filme As desempregadas, um projeto do roteirista e diretor campinense, Aleksander Aragão (foto), que ousou gravar todas as cenas em diversos bairros de João Pessoa, quebrando a rotina de alguns locais bem próprios da cidade quando do instante das gravações.
Praças, avenidas, ônibus coletivos e até o Hospital Metropolitano já foram cenário para o filme.
O projeto foi concebido em 2016 quando Aleksander ainda era estudante de Arte e Mídia. O filme, que vai se transformar também numa minissérie com quatro capítulos, conta, com humor e muita ação, a história de quatro mulheres que são demitidas e se unem para retomar seus empregos adotando métodos bem excêntricos.
O elenco e a equipe técnica é praticamente composta por paraibanos de várias cidades. “Tem gente de Cuité, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa, entre outras cidades. Fiz questão de priorizar os profissionais da Paraíba porque queria que todo o projeto pudesse mostrar que é possível fazer um filme integralmente por aqui sem que ninguém consiga identificar, efetivamente, onde nós estamos”, disse o diretor.
No elenco, atores como Jussiene Fernandes, que participa da série Cangaço Novo, e Márcio Tadeu, que já fez várias novelas da Globo.
O filme deve estar pronto para ser exibido a partir do segundo semestre deste ano. Aleksander pretende inscrevê-lo em festivais e fazer com que a minissérie possa ser comprada por alguma empresa de streaming.
Ele conseguiu os recursos através de editais publicados pelo governo do Estado e prefeitura de João Pessoa dentro da Lei Paulo Gustavo. Em contrapartida, quando o filme estiver pronto, ele vai rodar em escolas públicas estaduais.
“Precisamos criar esta cultura de cinema em João Pessoa para que pessoas e empresas entendam a importância de poder produzir conteúdo audiovisual de qualidade para o Brasil e para o mundo. Cabaceiras (onde vários filmes nacionais já foram rodados )já conseguiu inserir esta cultura”, disse.
Portanto, quando vir uma cena de confusão na cidade, certifique-se primeiro se ela é real ou parte de uma obra cinematográfica.
Uma resposta
Incrível tudo feito em alto estilo e muita criatividade